Por Mateus Tito Bezerra, médico veterinário – CRMV PE 2563
No Brasil, a pecuária destaca-se com grande importância na economia nacional. Nesse contexto, as bicheiras (miíases) aparecem como enfermidade que causam grandes danos à pecuária. Aparecem comumente em locais de clima quente e úmido, onde a probabilidade de surgir é maior, pois são favorecidos pelo desenvolvimento da mosca no ambiente.
A bicheira é causada pela infestação da larva de moscas, denominadas Cochliomyia hominivorax. Na maioria das vezes, o seu aparecimento dá-se devido às práticas de manejo inadequadas. São mais facilmente encontradas nos umbigos de bezerros recém-nascidos, após castrações, descorna, ou até mesmo em feridas na pele ocasionadas por traumas.
A fêmea da Cochliomyia hominivorax põe de 150 a 500 ovos. Com o ambiente favorável, as moscas são atraídas pelo animal e colocam seus ovos nas bordas das feridas. Neste local, alimentam-se do tecido já morto e fazem cavidades de 10 a 12 centímetros no animal. Rapidamente as larvas eclodem. Após esse período, as larvas se transformam em pupas e caem ao solo, onde ficam por até dois meses antes de se tornarem moscas e procurarem novos locais para infestar.
Os sinais e sintomas da bicheira são de fácil percepção visual. São caracterizadas pela presença de feridas abertas, com cheiro forte, sangramento e presença das larvas. É fundamental que sejam realizadas inspeções periódicas nos animais, a fim de identificar tais lesões e tratar o quanto antes. Quando não tratada, os animais podem desenvolver toxemia, hemorragia e infecções secundárias, que podem até levá-los à morte.
Em consequência da instalação de uma bicheira, há estresse e dor, deixando os animais inquietos. Esses chegam a emagrecer e consequentemente, reduzem a taxa de conversão alimentar e o ganho de peso. Nas vacas leiteiras há uma diminuição da produção leiteira. É imprescindível, consultar um médico veterinário para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento, o quanto antes.
O tratamento mais adequado para as bicheiras é a realização de higienização periódica do animal infestado e a utilização do Bernec Pour On. O produto é um bernicida, de rápida ação sobre bernes e bicheiras, com resultados visíveis em 24 horas após sua aplicação. De fácil utilização, é recomendado aplicá-lo sob o dorso do animal, observando a dosagem de 10 ml para cada 100 kg de peso vivo, sendo sua dose máxima, 40 ml para animais com mais de 400 kg. Além da sua ação efetiva contra bernes e bicheiras, Bernec é um aliado importante, auxiliando no controle de verminoses gastrointestinais.
BERNEC POUR ON: A solução rápida, segura e eficaz contra infestações que comprometem a produtividade.
Dica de leitura: Benefícios Master Compost Concentradoe Benefícios Decamin Lac.
Entre em contato, tire suas dúvidas com um dos nossos especialistas e solicite uma visita.
Ligue 16 3209 7700 ou clique aqui. Nossa equipe vai te orientar!
Conheça também a linha completa de produtos da Imeve.
Siga a Imeve nas Redes Sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.
Se inscreva em nosso canal no Youtube.